Experiência é muito mais do que intenção

Andando pelo Século XXI é possível identificar empresas que realmente descobriram o caminho da experiência, muito além das intenções. A construção de experiência depende de pensar muito antes e muito além da operação propriamente dita.

O caso da concessionária de veículos

Cheguei numa concessionária de uma marca quinze minutos antes do horário agendado. A princípio poderia ficar frustrado por não encontrar o consultor que estava me atendendo, mas no relógio era 1 hora da tarde. O consultor tinha saído para o almoço. Imediatamente fui atendido por um supervisor. Perguntou se eu estava com pressa, mas como havia alguns detalhes a serem tratados em função de um histórico, preferi aguardar.

O supervisor me levou para uma sala de espera, ou não. Na verdade a sala de espera é um café muito bem desenhado, com arquitetura personalizada com o tema automóveis, em estilo vintage, temperatura na faixa de 21°. No canto um “juke bok” com músicas que tocam em um volume conservador, mas que contorna o ambiente. Duas cadeiras reclináveis, duas cadeiras e um sofá combinando com o ambiente. O atendente pergunta:

– O senhor aceita uma água, um café ou um chá?

Você pode achar tudo isto normal, mas estou falando de uma concessionária e não de um hotel cinco estrelas, ou sim. Estou falando de experiência. Talvez eu estivesse preocupado com o preço, mas a preocupação reduziu muito. Acho que nem deveria falar mais de preço, ficaria muito ridículo discutir preço dentro daquele contexto de atendimento e da qualidade geral de serviços.

Já contei esta história umas cinquenta vezes e agora virou um post no nosso blog. Sabe por que? Porque este é o valor da experiência relevante.

Pense nisso.

 

A venda invertida

Passamos muitos anos comprando algo que alguém nos vendia. Das conversas de milhões de vendedores, foram ficando ecos, cada vez menos intensos.

A palavra do consumidor ganhou ênfase. O papel dos agentes de vendas foi sendo modificado, mesmo que muitos ainda não tenham percebido. O consumidor aprecia a orientação correta, o suporte rápido, a customização máxima.

Chegamos ao ponto no qual as lojas experimentais não possuem sequer caixas. Então é preciso pensar: será que continuaremos fazendo as coisas da mesma forma? A Garra Aliança tem certeza que não!